Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6098
Título: Dano ambiental: responsabilização e formas de atuação do estado
Autor(es): Antonino, Rafael Maracajá
Palavras-chave: Responsabilidade civil
Danos ambientais
Direito ambiental
Data do documento: 7-Nov-2014
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo fazer uma análise de determinados institutos relacionados ao Direito Ambiental, mostrando como as relações sociais exigem uma nova dinâmica da responsabilidade jurídica relacionada ao Dano Ambiental. Na primeira parte, observamos o processo histórico para consolidação de novas demandas para o Estado, consolidando direitos fundamentais em uma nova perspectiva. Além disso, abordamos como a constituição de 88 absorve essa conjuntura e quais as consequências para o pacto federativo. Na segunda parte do trabalho discutimos em Direito Ambiental e suas diversas peculiaridades, seus princípios, sistemática, formas de atuação e consequências para determinados institutos jurídicos tradicionais. Ainda nesse campo de análise, foi necessário entender os diversos campos de atuação do Estado, os mecanismos econômicos, administrativos e a auto regulação. Por fim, no último capítulo, entender o dano ambiental dentro do universo diferenciado do dano clássico foi nosso desafio. Assim, as consequências para o instituto da responsabilidade civil são perceptíveis e o papel do Estado nessa seara se torna de fundamental importância sob todos os aspectos. Assim, propomos uma maior responsabilização do Estado como garantia de preservação ambiental, evoluindo cada vez mais se mecanismos de atuação. Porém, essa responsabilidade não pode ser exclusiva, devendo sempre ser compartilhada com a sociedade, través de instrumentos jurídicos e administrativos.
Descrição: ANTONINO, Rafael Maracajá. Dano ambiental: responsabilização e formas de atuação do estado. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6098
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Maracajá Antonino.pdfRafael Maracajá Antonino475.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.