Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6100
Título: Aplicabilidade de tornozeleiras ou pulseiras com GPS no monitoramento eletrônico
Autor(es): Lima, Heriberto Melo de
Palavras-chave: Monitoramento eletrônico
Penas alternativas
Tornozeleira
Data do documento: 7-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho visa abordar um tema atualmente em vigor no território brasileiro, o monitoramento eletrônico de presos. O sistema analisado consiste em fiscalizar fora do cárcere, indivíduos que cumprem penas privativas de liberdade por meio de equipamentos tecnológicos que permitem saber a exata localização onde o indivíduo se encontra. Para melhor compreensão do assunto selecionado e justificação da implantação da medida, conceitua-se o poder punitivo estatal e os princípios que limitam essa atribuição concedida ao ente, dando ênfase maior ao princípio da humanidade das penas, bem como há o estudo de toda estrutura do Sistema Penitenciário, enaltecendo os problemas atualmente vivenciados, principalmente a superlotação carcerária. É neste contexto que se busca à compreensão do tema monitoramento eletrônico de presos, fazendo um breve apanhado histórico do mecanismo e a análise dos posicionamentos adotados tocante a implantação do sistema, abordando a Lei Nº 12.258 de 15 de junho de 2010. Para tanto, utilizou-se do método dedutivo, com pesquisa bibliográfica e documental, isso com escopo de verificar a viabilidade da utilização do monitoramento eletrônico como mecanismo de controle de presos.
Descrição: LIMA, Heriberto Melo de. Aplicabilidade de tornozeleiras ou pulseiras com GPS no monitoramento eletrônico. 2011. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6100
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heriberto Melo de Lima.pdfHeriberto Melo de Lima756.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.