Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6102
Título: Superestrutura, direito e ideologia: uma relação dialética, sistêmica e autopoiética
Autor(es): Ferreira, Bruno Sarmento
Palavras-chave: Ideologia
Dialética
Filosofia do Direito
Data do documento: 7-Nov-2014
Resumo: Neste artigo objetivamos enfocar nossos estudos nos fenômenos ideologia e direito, imbuídos na relação entre infra-estrutura e superestrutura, através de práticas investigativas que conciliem conceitos inerentes ao pensamento marxiano e ao pensamento luhmanniano. Também temos por objetivo trazer explicações a respeito de alguns paradigmas científicos, como: mecanicismo, teoria dos sistemas, dialética e autopoiese. Desta forma, trazemos apontamentos no que diz respeito à interpretação de alguns postulados clássicos da tradição marxista, demonstrando a autopoiese verificada na dialética existente, tanto na relação super-infraestrutural, quanto nos clássicos postulados marxianos.
Descrição: FERREIRA, Bruno Sarmento. Superestrutura, direito e ideologia: uma relação dialética, sistêmica e autopoiética. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6102
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Sarmento Ferreira.pdfBruno Sarmento Ferreira1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.