Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6135
Título: Educação do campo e suas práticas pedagógicas na Escola Rodolfo Santa Cruz
Autor(es): Araújo, Maria Deusamar da Silva
Palavras-chave: Educação infantil
Práticas pedagógicas
Educação libertadora
Data do documento: 11-Nov-2014
Resumo: Este trabalho teve como foco identificar as práticas pedagógicas em Educação do Campo que acontece no Âmbito da Escola Rodolfo Santa Cruz. A educação é um direito para todos, é uma responsabilidade social, e que os governantes devem defender a escola básica, pública e gratuita, porque a escola é um espaço privilegiado para observar a capacidade do ser humano e para exercer sua cidadania. O Movimento da Educação do Campo traz a questão do abandono nas quais sofreram e sofrem as escolas rurais. Os movimentos sociais não se limitam apenas a luta pela terra, mas também buscam políticas públicas por uma educação do campo sendo vista como importante nessa luta. A Educação do campo exige que seja pensada e trabalhada com base na tríade Campo – Políticas públicas – Educações. Muitas vezes esses termos não caminham juntos, mas que representa a novidade histórica que é a educação. Discute-se educação popular, educação libertadora e educação do campo, nas quais todas permitem a avaliar as praticas pedagógicas que permeiam a educação desde muitos anos. E são essas práticas que a escola Unidade Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Rodolfo Santa Cruz, vem mostrar. A escola em termos pedagógicos conta com um diferencial na qual a professora, que lá atua desempenha um importante papel na educação dos alunos levando-os a ter conhecimento para além da sala de aula dos conteúdos programáticos incluem na sua prática pedagógica aulas que levamos os alunos a conhecerem o ambiente em que vivem e o meio que os rodeiam.
Descrição: ARAÚJO, Maria Deusamar da Silva. Educação do campo e suas práticas pedagógicas na Escola Rodolfo Santa Cruz. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6135
ISSN: CDD 372.24
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Deusamar da Silva Araújo.pdfPDF - Maria Deusamar da Silva Araújo1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.