Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6142
Título: Práticas de leitura e escrita
Autor(es): Correia, Josefa Bezerra da Silva
Palavras-chave: Inclusão social
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Leitura
Data do documento: 11-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho cujo tema é Práticas de Leitura e Escrita tem por finalidade observar a prática pedagógica dos professores da escola Estadual Padre Paulo Roberto de Oliveira, (SUMÉ-PB), quanto ao desenvolvimento de leitura e escrita na alfabetização de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa ação e qualitativa, com abordagem indutiva valorizando a construção cognitiva da experiência, sustentada pela reflexão crítica coletiva, tendo em vista a emancipação dos sujeitos. O processo de leitura e escrita no contexto escolar são atividades iniciais para o desenvolvimento educacional de todo educando, por isso, a necessidade destas habilidades serem instigadas aos alunos de forma mais expressiva, levando-os a sentirem-se leitores-escritores competentes, capazes de transformá-los continuamente no âmbito educacional. O estímulo à prática da leitura revelou-se um dos caminhos para melhorar o letramento e contribuir para a inclusão social. Nas relações entre linguagem, sociedade e escola, é indispensável uma prática de ensino em que se ofereça a oportunidade de o homem deve continuar a educação durante o tempo necessário, numa concepção democrática do conhecimento. O segmento EJA tem uma Proposta Curricular, fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, mas considerando as especificidades e características dessa modalidade de ensino. O trabalho com diferentes gêneros e tipos de textos facilita tanto a interpretação como a produção escrita. Utilizamos os seguintes autores: (KLEIMAN, 2000, p. 24); (BRASIL, 1998, p.40); (PRADO e HULLE, 2011, p.14); RIBEIRO e outros (1997); SOUZA e outros (2009).
Descrição: CORREIA, Josefa Bezerra da Silva. Práticas de leitura e escrita. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6142
ISSN: CDD 374
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Bezerra da Silva Correia.pdfPDF - Josefa Bezerra da Silva Correia381.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.