Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6165
Título: Tutela antecipada: Um estudo sobre a defesa de sua aplicação contra a Fazenda Pública
Autor(es): Santos, Wanessa Ferreira
Palavras-chave: Processo civil
Tutela antecipada
Fazenda Pública
Data do documento: 12-Nov-2014
Resumo: Tutela Antecipada é um instrumento processual que propicia ao autor, estando presente os requisitos necessários para sua aplicação, parte ou a totalidade da prestação jurisdicional que apenas lhe seria conferida na sentença terminativa. Neste trabalho, pretende-se, de forma geral, analisar a importância da Tutela Antecipada e sua aplicação contra a Fazenda Pública bem como demonstrar a importância do instituto tutela antecipa como forma de assegurar a prestação jurisdicional de forma rápida e justa, antes da sentença final, sem, contudo, desrespeitar os primados da segurança jurídica. Enfocaremos, no curso do trabalho monográfico, o conceito, a natureza jurídica, os requisitos da tutela antecipada, além da distinção existente entre a tutela antecipatória, tutela cautelar e liminar, os princípios relacionados ao instituto, bem como esclareceremos conceitos relativos a Fazenda Pública, e trataremos de suas prerrogativas como forma de tornar claro a possibilidade da aplicação do instituto da tutela antecipada em face da fazenda. Diante do exposto, ficará fácil de entender a importância deste instituto contra a Fazenda Pública para assegurar o direito de acesso à justiça do cidadão, previsto na Constituição Federal, garantindo a satisfação do direito pretendido no momento oportuno, caso se verifique que o tempo do processo possa inviabilizar a fruição do direito, desvirtuando o objetivo da prestação jurisdicional. O método adotado foi o descritivo-analítico, para tanto, desenvolveu-se pesquisas bibliográficas pertinentes ao eixo temático baseado nos estudos de Montenegro Filho, Nelson Nery Junior, Albino Zavascki, Humberto Theodoro Jr, dentre outros, dessa forma foi possível deduzir a importância do instituto tutela antecipada e sua aplicação em face da Fazenda Pública.
Descrição: SANTOS, Wanessa Ferreira. Tutela antecipada: Um estudo sobre a defesa de sua aplicação contra a Fazenda Pública. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6165
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanessa Ferreira Santos.pdfWanessa Ferreira Santos505.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.