Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6173
Título: Democracia e Direitos Fundamentais: a eficácia dos direitos sob a ótica de Jurgen Habermas
Autor(es): Santos, Diego Virgínio de Souza
Palavras-chave: Direitos Humanos
Democracia procedimental
Direitos fundamentais
Data do documento: 14-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar a teoria concretista de Habermas sob a ótica da eficácia dos direitos fundamentais. Faz-se ao longo do estudo a delimitação do objeto de pesquisa através da elaboração de conceitos e do confronto destes com a perspectiva de diversos autores que constroem uma crítica à teoria procedimental de Habermas. Elaborase uma breve sociogênese dos direitos humanos. Analisa-se o conceito de Estado Democrático de Direito e suas imbricações com os direitos fundamentais. Perquire-se acerca da dicotomia entre legitimidade e eficácia da norma, a fim de encontrar uma possível solução. Compreende-se o conceito de Democracia Procedimental e sua contribuição para a eficácia dos Direitos Humanos. Conclui-se com explanações acerca da contribuição da obra habermasiana para a teoria da democracia e dos direitos fundamentais. A metodologia paliçada é a hermenêutica dialética crítica. A pesquisa é bibliográfica, com base em documentos já elaborados, tais como livros, periódicos, jornais e revistas, além de publicações, como artigos científicos e resenha. O estudo também é de caráter exploratório sobre a temática apresentada, pois objetiva compartilhar contribuições teóricas também de outros autores acerca da temática estudada.
Descrição: SANTOS, Diego Virgínio de Souza. Democracia e Direitos Fundamentais: a eficácia dos direitos sob a ótica de Jurgen Habermas. 2010. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6173
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Virgínio de Souza Santos.pdfDiego Virgínio de Souza Santos498.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.