Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6177
Título: Processo administrativo ambiental e os princípios da legalidade e da eficiência
Autor(es): Serra, Lyndon Johnson Sousa
Palavras-chave: Direito ambiental
Administração pública
Processo administrativo ambiental
Data do documento: 14-Nov-2014
Resumo: Esta monografia tem por objeto o estudo do Processo Administrativo Ambiental, consequências da previsão legal contida na Lei dos Crimes Ambientais que limita o prazo para julgamento do auto de infração em trinta dias, bem como os Princípios Jurídicos Constitucionais que servem de suporte as normas legais, dando ênfase ao da legalidade e da eficiência, assim como, a doutrina quanto ao Processo Administrativo Ambiental. Neste norte, abordamos o conceito de meio ambiente buscando o seu entendimento como bem jurídico a ser tutelado. Discorremos também sobre o Direito Ambiental e Administrativo que regulam a matéria. Entretanto, deve-se ressaltar da importância à observância do prazo legal no julgamento do auto de infração ambiental, sob pena de infringir o princípio da legalidade e o princípio da eficiência, ambos constitucionalmente previstos. Não obstante, tratando o Poder de Polícia de forma genérica e ainda especificamente sobre este poder em matéria ambiental. Por fim, o estudo tenciona demonstrar que a Administração para garantir sua funcionalidade é necessária atuar sob o manto da legalidade e da eficiência, pois a ela não é dado o direito de impor aos administrados sanções que atinjam sua liberdade ou seu patrimônio, sem sua devida manifestação, em respeito às garantias constitucionais do devido processo legal, ampla defesa e do contraditório.
Descrição: SERRA, Lyndon Johnson Sousa. Processo administrativo ambiental e os princípios da legalidade e da eficiência. 2011. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6177
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lyndon Johnson Sousa Serra.pdfLyndon Johnson Sousa Serra613.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.