Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6182
Título: A importância das penas restritivas de direitos como meio ressocializador do apenado
Autor(es): Cruz, Leonardo Victor Dantas da
Palavras-chave: Direito penal
Sistema Carcerário
Ressocialização do apenado
Data do documento: 14-Nov-2014
Resumo: O objetivo desse trabalho é demonstrar a importância da aplicação das penas alternativas e sua maior eficácia na ressocialização dos apenados cumpridores desse tipo de pena, frente aos presídios superlotados, onde ocorrem rebeliões, dissipação da violência e funcionam como verdadeiras escolas do crime. As dificuldades para encontrar a melhor resposta ao comportamento delitivo ainda persistem nas mais diversas sociedades, visto que a dignidade humana é incompatível com a realidade das prisões, pois a ociosidade, a falta de individualização da pena, a superlotação, a redução alimentar, enfim, o distanciamento da verdadeira finalidade das prisões, ocasiona resultado negativo para a sociedade, como o aumento do índice de reincidência criminal. O presente estudo aborda, inicialmente, um breve apanhado histórico das penas, mostrando que ela é uma instituição antiga, surgida por meio de reações naturais do ser humano, sendo observado, desde já, o seu caráter retributivo e acompanhou toda a evolução da raça humana, até chegar aos dias atuais. A iminente falência do sistema penitenciário, que visa a aplicação de penas privativas de liberdade em detrimento das restritivas de direitos, é gritante. É necessário que a pena privativa de liberdade seja direcionada àqueles que praticaram crimes de maior gravidade, sendo inadmissível inserir em meio aos presídios inoperantes apenados de menor potencial ofensivo. Defendemos que as penas restritivas de direito são fundamentais na recuperação dos indivíduos que cometeram crimes de baixo potencial ofensivo, pois tem a função ressocializadora do apenado mantendo-o no convívio social, junto de seus familiares e sendo fiscalizado pelo Estado e pela própria sociedade, que são partes fundamentais durante todo o processo.
Descrição: CRUZ, Leonardo Victor Dantas da. A importância das penas restritivas de direitos como meio ressocializador do apenado. 2011. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6182
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Victor Dantas da Cruz.pdfLeonardo Victor Dantas da Cruz858.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.