Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6194
Título: A Constitucionalização dos Sistemas de Informática
Autor(es): Andrade, Raphael Simões
Palavras-chave: Prova Eletrônica
Certificados Digitais
Datação Eletrônica
Data do documento: 14-Nov-2014
Resumo: A presente monografia de conclusão do curso de Bacharelado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, tem por objetivo fazer uma investigação, na doutrina e na jurisprudência, dos princípios constitucionais, de normas processuais, administrativas e civis, bem como das normas pertinentes aos documentos eletrônicos em busca de um fundamento legal que demonstre a existência de uma deontologia obrigando o uso de assinatura digital e datação eletrônica em sistemas de informação. Pela necessidade de observância de preceitos constitucionais e por uma interpretação sistemática e hodierna do Direito pós-positivista, verifica-se que a segurança e a garantia da autenticidade, autoria e temporalidade de um documento digital, advindo do uso de certificados digitais e da datação digital, são, em última analise, garantidoras da dignidade da pessoa humana no Estado Democrático de Direito brasileiro, sendo essenciais para a atual Sociedade da Informação. Vendo-se a questão sobre o prisma dos documentos digitais, principalmente vislumbrando os autos do processo eletrônico como provas documentais digitais, que fazem prova dos atos praticados eletronicamente, é extremamente relevante efetivar garantias constitucionais no ambiente digital, sob pena da sociedade continuar a incorrer em um grave equivoco, qual seja, o de dar credibilidade em uma ficção técnica de que há segurança juridicamente válida nos atuais sistemas de informação. Este é o problema que essa pesquisa objetiva elucidar.
Descrição: ANDRADE, Raphael Simões. A Constitucionalização dos Sistemas de Informática. 2011. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6194
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raphael Simões Andrade.pdfRaphael Simões Andrade1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.