Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6196
Título: A lei 8.429/92 e sua aplicação aos agentes políticos: um estudo crítico-analítico, doutrinário e jurisprudencial
Autor(es): Vargas, Túlio José Rocha de
Palavras-chave: Direito administrativo
Improbidade administrativa
Agentes políticos
Data do documento: 14-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o estudo da aplicabilidade da Lei de Improbidade Administrativa – Lei 8.429/92 – aos agentes políticos, face ao controle da probidade administrativa. Neste sentido, aborda os aspectos relativos à atuação da sociedade e dos órgãos fiscalizadores, a exemplo do Ministério Público, em intentar a Ação Civil Pública por ato de Improbidade Administrativa, segundo análise feita aos posicionamentos contrários e favoráveis a sua aplicação aos agentes políticos. Configura, ainda, o resgate do cenário legal em tema de improbidade administrativa, tomando por base a legislação anterior à referida Lei, bem como a jurisprudência atual e a doutrina majoritária, considerando o panorama sociopolítico predominante no mundo atual, nesse evidenciando o ordenamento jurídico nacional e internacionalmente vigente. Trata-se de ressaltar a relevância dessa Lei frente ao fenômeno da corrupção, possibilitando discussões, reflexões e análises acerca de sua pertinência e consequente legitimidade, enquanto instrumento de sanção de caráter civil e político-administrativo. O interesse pelo estudo em pauta surgiu da necessidade de se aprofundar o tema à luz dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, bem como das leituras e pesquisas de documentos oficiais, como a jurisprudência do STJ e do STF, além de outras publicações, como revistas jurídicas artigos científicos. Desse modo, o estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e analítico-descritivo, tendo como foco a polêmica instalada, pela edição da Lei e sua consequente aplicabilidade, face às prerrogativas e imunidades de que dispõem os agentes políticos. Com este estudo propõe-se contribuir com aqueles que se interessam pela mesma temática, servindo de fonte de leitura acadêmica e aplicando as fontes de pesquisa para os profissionais do Direito e/ou áreas afins.
Descrição: VARGAS, Túlio José Rocha de. A lei 8.429/92 e sua aplicação aos agentes políticos: um estudo crítico-analítico, doutrinário e jurisprudencial. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6196
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Túlio José Rocha de Vargas.pdfTúlio José Rocha de Vargas862.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.