Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6204
Título: A formação continuada de professores do campo: um estudo de caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Paz de Souza
Autor(es): Nascimento, Marineide de Souza
Palavras-chave: Educação do campo
Escola rural
Formação continuada
Professor
Data do documento: 17-Nov-2014
Resumo: O presente estudo teve como objetivo abordar e conhecer a opinião dos professores sobre formação continuada do campo, especificamente na Escola Francisco Paz de Souza na comunidade Umbuzeiro Doce. Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo de abordagem quantiqualitativa, foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Paz de Souza, na comunidade de Santa Luzia – PB. A população foi constituída por todos os funcionários que fazem a referida escola. A amostra foi composta por 04 professores, 01 gestor e 1 coordenador pedagógico que se disponibilizaram a responder o questionário e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta dos dados foi realizada através de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas, os dados quantitativos são apresentados em gráficos e os qualitativos de forma descritiva, sendo articulados na análise de discussão. Os resultados obtidos mostram que, todos 100% dos professores entrevistados responderam que, a política salarial deveria ser melhorada, como também consideram a formação continuada de grande relevância para os professores nos dias atuais, 67%, ou seja, a grande maioria participa de uma formação continuada – Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Acreditam que a formação continuada tem contribuído para facilitar a prática docente uma vez que, ocorre a troca de experiência entre os professores. Acham que os conteúdos transmitidos nos cursos de formação continuada estão contextualizados com o cotidiano escolar dos educadores, bem como, considerada satisfatórios os cursos oferecidos aos professores na proposta da formação continuada.
Descrição: NASCIMENTO, Marineide de Souza. A formação continuada de professores do campo: um estudo de caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Paz de Souza. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6204
ISSN: CDD 370.11
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marineide de Souza Nascimento.pdfPDF - Marineide de Souza Nascimento682.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.