Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Nilma Deise Maximino de-
dc.date.accessioned2014-11-17T13:23:24Z-
dc.date.available2014-11-17T13:23:24Z-
dc.date.issued2014-11-17-
dc.identifier.issnCDD 371.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6208-
dc.descriptionMELO, Nilma Deise Maximino de. Parâmetros curriculares nacionais (PCNs) e livro didático de português (LDP): a oralidade promovendo divergência. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractOs Parâmetros Curriculares Nacionais reconhecem a importância do domínio da língua oral e escrita para a participação social efetiva do educando. No entanto, a modalidade oral da língua tem sido relegada a segundo plano.A maioria dos manuais didáticos privilegia apenas a língua escrita, ignorando total ou parcialmente as orientações oferecidas nos documentos oficiais. Sendo assim, nosso trabalho tem por objetivo analisar o tratamento dispensado às práticas de oralidade trabalhadas pelos manuais didáticos de Língua Portuguesa do ensino médio, confrontando abordagens e estratégias apresentadas por dois manuais do 2º ano que apresentam esse conteúdo. Ao desenvolver a pesquisa, verificou-se que apesar de, na apresentação, citarem a modalidade oral da língua como temática a ser trabalhada, pouco desse assunto é abordado. Utilizou-se para subsidiar a pesquisa as contribuições teóricas de Bentes (2010), Castilho (1998), Fávero (2011) e Marcuschi (2001).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Divanira de Lima Arcoverdept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleParâmetros curriculares nacionais (PCNs) e livro didático de português (LDP): a oralidade promovendo divergênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nilma Deise Maximino de Melo.pdfPDF - Nilma Deise Maximino de Melo1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.