Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6208
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Nilma Deise Maximino de | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-17T13:23:24Z | - |
dc.date.available | 2014-11-17T13:23:24Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-17 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6208 | - |
dc.description | MELO, Nilma Deise Maximino de. Parâmetros curriculares nacionais (PCNs) e livro didático de português (LDP): a oralidade promovendo divergência. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os Parâmetros Curriculares Nacionais reconhecem a importância do domínio da língua oral e escrita para a participação social efetiva do educando. No entanto, a modalidade oral da língua tem sido relegada a segundo plano.A maioria dos manuais didáticos privilegia apenas a língua escrita, ignorando total ou parcialmente as orientações oferecidas nos documentos oficiais. Sendo assim, nosso trabalho tem por objetivo analisar o tratamento dispensado às práticas de oralidade trabalhadas pelos manuais didáticos de Língua Portuguesa do ensino médio, confrontando abordagens e estratégias apresentadas por dois manuais do 2º ano que apresentam esse conteúdo. Ao desenvolver a pesquisa, verificou-se que apesar de, na apresentação, citarem a modalidade oral da língua como temática a ser trabalhada, pouco desse assunto é abordado. Utilizou-se para subsidiar a pesquisa as contribuições teóricas de Bentes (2010), Castilho (1998), Fávero (2011) e Marcuschi (2001). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Divanira de Lima Arcoverde | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Parâmetros curriculares nacionais (PCNs) e livro didático de português (LDP): a oralidade promovendo divergência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Nilma Deise Maximino de Melo.pdf | PDF - Nilma Deise Maximino de Melo | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.