Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Paulo Nóbrega de-
dc.date.accessioned2014-11-17T13:56:43Z-
dc.date.available2014-11-17T13:56:43Z-
dc.date.issued2014-11-17-
dc.identifier.issnCDD 613.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6214-
dc.descriptionMEDEIROS, Paulo Nóbrega de. O multiculturalismo na educação física escolar. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA escola e a Educação Física sempre tiveram dificuldades em lidar e abrir espaços para a manifestação e a valorização das diferenças. No trabalho, de caráter teórico, tem como objetivo analisar as interfaces entre a Educação Física escolar e o multiculturalismo, foi realizado uma revisão teórica sobre o assunto, que buscou refletir sobre a prática pedagógica dos profissionais de Educação Física, apontando algumas possibilidades de abordagem. A diversidade cultural é uma realidade que impõe novas responsabilidades à escola. Longe de constituir-se em obstáculo ou problema, o convívio com as diferenças é uma riqueza. A compreensão da escola enquanto instituição comprometida com a promoção do acesso à vida pública para todos os seus frequentadores implica no desenvolvimento de uma trajetória curricular que integre e crie espaços para o conhecimento da história de opressão e que potencialize as vozes das culturas sufocadas ou silenciadas, bem como concretiza estratégias que combatam eficazmente os preconceitos de todas as ordens. Numa sociedade heterogênea, a imersão nesse currículo é também necessária para os alunos pertencentes à classe dominante, pois, a aquisição de conhecimentos sobre outras culturas lhes permitirá desenvolver atitudes de reconhecimento e respeito. A pesquisa é de natureza bibliográfica do tipo qualitativa. A metodologia aplicada consistiu nas leituras dos textos focalizando a prática pedagógica dos profissionais de Educação Física, apontando algumas possibilidades de abordagem da perspectiva multiculturalista.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Nilvanda Dantas Brandãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO multiculturalismo na educação física escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Nóbrega de Medeiros.pdfPDF - Paulo Nóbrega de Medeiros423.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.