Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6219
Título: O processo de avaliação na Escola Simeão Leal Itaporanga-PB: um estudo de caso
Autor(es): Araújo, Maria Lúcia de
Palavras-chave: Aprendizagem escolar
Avaliação
Processo educativo
Data do documento: 17-Nov-2014
Resumo: O trabalho em questão “O processo de avaliação na Escola Estadual Simeão Leal – Itaporanga/PB: um estudo de caso” tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre o processo de avaliação da aprendizagem. Para análise das funções, fundamentam-se os estudos sobre a prática avaliativa do processo educativo nas teorias de Luckesi (2002), Sant’Anna (2005), Caldeira (2006), Silva (2001) e demais educadores que vivenciaram esta prática no sistema educacional escolar. A avaliação vista como diagnóstico da aprendizagem sendo utilizada tanto em descrições qualitativas como quantitativas, sempre foi uma atividade de controle, pois incluem e excluem outros, tornando-se um instrumento de poder e controle constituído pelo sistema educacional. No entanto, deve-se buscar urgentemente, ações pedagógicas reflexivas direcionadas para uma avaliação formativa que proporcione ao educando um melhor desenvolvimento de suas potencialidades. Espera-se que esta pesquisa possa auxiliar no trabalho de todos aqueles que fazem parte do processo avaliativo dessa instituição escolar, já que na hora de avaliar devem-se tomar medidas de precaução para que não se faça uma avaliação errada do educando, respeitando suas características individuais, conhecendo-o e, a partir disso, decidir o tipo de ajuda que será oferecida e interagir com essa ajuda.
Descrição: ARAÚJO, Maria Lúcia de. O processo de avaliação na Escola Simeão Leal Itaporanga-PB: um estudo de caso. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6219
ISSN: CDD 371.27
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Lúcia de Araújo.pdfPDF - Maria Lúcia de Araújo769.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.