Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6230
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Lucimar Barbosa Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-18T13:08:29Z | - |
dc.date.available | 2014-11-18T13:08:29Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-18 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6230 | - |
dc.description | MATOS, Lucimar Barbosa Pereira. A formação de professores em foco: uma análise da contribuição do curso de pedagogia/PARFOR para a prática dos professores da educação básica. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho monográfico resulta de pesquisas e reflexões realizadas no decorrer da formação inicial da autora no Curso de Pedagogia PARFOR/UEPB– Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - na cidade de Campina Grande/PB. No cenário nacional, cresce a discussão em torno da formação do professor da educação básica justamente pela convicção de que essa formação está diretamente relacionada à qualidade da educação brasileira. É nesse contexto que surgem os cursos de formação docente inicial em serviço; na perspectiva de melhoria da educação básica pública, a partir do que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96), considerando a urgência na formação do professor. A pesquisa, que se configura em um estudo de caráter exploratório e está embasada nos estudos de Ferreiro (2001), Castro (2007), Veiga (2011), Souza (2002), dentre outros, procurou compreender o processo de formação do profissional da educação implementado pelo MEC, através da CAPES, para os professores em exercício, proporcionando a formação exigida pela LDB. Neste estudo, partiu-se de uma investigação reflexiva cuja proposta cumpre o papel de acompanhar o andamento do Programa PARFOR com relação à vida acadêmica do docente na busca do aprimoramento profissional e de uma melhor qualidade do ensino na educação do país. Para tanto, procedeu-se uma revisão da literatura sobre a formação do professor da educação básica, bem como foi aplicado um questionário a um grupo de professores concluintes do Curso de Pedagogia PARFOR/UEPB. Concluiu-se que para se pensar em uma Educação que dê conta da complexidade dos sujeitos sociais que chegam à Escola, é necessário um maior investimento na formação inicial dos professores. O PARFOR é, apenas, uma iniciativa no meio de tantas outras urgentes e necessárias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.title | A formação de professores em foco: uma análise da contribuição do curso de pedagogia/PARFOR para a prática dos professores da educação básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucimar Barbosa Pereira Matos.pdf | PDF - Lucimar Barbosa Pereira Matos | 779.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.