Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6236
Título: A validade jurídica dos contratos eletrônicos
Autor(es): Azevedo, Miguel Luiz de Oliveira
Palavras-chave: Direito civil
Contratos eletrônicos
Validade jurídica
Data do documento: 18-Nov-2014
Resumo: A popularização da internet abriu caminho para o desenvolvimento do comércio eletrônico, é crescente o número de negociações feitas através da rede, já se tornou comum ver pessoas fazendo compras em lojas virtuais. Para tanto, a realização dessas negociações se dão através de contratos celebrados total ou parcialmente através do uso do computador, recebendo o nome de “contratos eletrônicos”. Neste quadro, surgem os questionamentos: esses contratos tem a mesma validade jurídica de um contrato tradicional? Seria uma negociação segura? Há como provar a realização deles? O presente estudo tem como objetivo geral chegar ao conceito de contrato eletrônico e conhecer suas classificações. Para isso, faz-se uma rápida análise dos contratos em geral, entendendo os pressupostos e requisitos existentes no Direito Civil Brasileiro. O objetivo específico do trabalho é analisar a atual situação da validade jurídica dos contratos eletrônicos no nosso país, a partir do estudo dos seus princípios, pressupostos e elementos de validade. Além de analisar e verificar a validade do consentimento em meio eletrônico. O estudo será feito através a partir da revisão bibliográfica como procedimento para a coleta de dados; sendo feita por meio de levantamento realizado em materiais pertinentes à temática; principalmente em livros, artigos e legislação referentes à matéria. Por fim, conclui-se que os contratos eletrônicos já possuem a validade jurídica dos contratos não formais, mas que necessitam de uma legislação específica para serem classificados como contratos formais e típicos para que finalmente possam ganhar confiabilidade e garantir a segurança legal necessária para o desenvolvimento do comércio eletrônico no Brasil.
Descrição: AZEVEDO, Miguel Luiz de Oliveira. A validade jurídica dos contratos eletrônicos. 2011. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6236
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Miguel Luiz de Oliveira Azevedo.pdfMiguel Luiz de Oliveira Azevedo737.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.