Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6242
Título: Da igualdade à diferença: a crise do paradigma liberal e a incondicionalização dos direitos humanos
Autor(es): Farias, Camilo de Lélis Diniz de
Palavras-chave: Cidadania
Inclusão Social
Legitimidade
Direito à diferença
Data do documento: 18-Nov-2014
Resumo: Este trabalho objetiva analisar o processo histórico de exclusão de determinados grupos e categorias sociais e sua posterior inclusão como cidadãos de fato, sujeitos de direitos e deveres, com foco na experiência brasileira. Cuida-se, portanto de investigar como houve esta transição, a partir da constatação da insuficiência do paradigma liberal e sua consequente superação, em nome de um conceito de justiça amplo e inclusivo, pautado no reconhecimento às diferenças para a construção de direitos fundamentais universais, e, sobretudo, incondicionais. Buscamos, ainda, dissertar sobre o tratamento legal e constitucional ao direito à diferença, explicitando como o novo constitucionalismo, surgido a partir de meados do século XX, traz em seus princípios fundantes o respeito à pessoa humana e a luta pela sua realização, comprometendo-se com um conceito universalista de cidadania, com o intuito de romper as amarras da marginalização social e política e de efetivar a legitimação destas categorias sociais, ressaltando as suas dificuldades e obstáculos, em face da complicada trama de relações de poder existentes neste contexto, bem como no caráter dialético e de constante renovação que se verifica, uma vez que a experiência social é dinâmica e fértil no surgimento de novos grupos sociais que anseiam por espaço na vida política do Estado.
Descrição: FARIAS, Camilo de Lélis Diniz de. Da igualdade à diferença: a crise do paradigma liberal e a incondicionalização dos direitos humanos. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6242
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camilo de Lélis Diniz de Farias.pdfCamilo de Lélis Diniz de Farias385.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.