Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6246
Título: A Independência Funcional do Membro do Ministério Público e o Art. 28 do CPP
Autor(es): Almeida, Thainná Sobral Marques de
Palavras-chave: Ministério Público
Independência Funcional
Inquérito policial
Controle Jurisdicional
Data do documento: 18-Nov-2014
Resumo: A Independência Funcional é um dos princípios constitucionais essenciais ao completo desenvolver das atividades ministeriais. O art. 28 do Código de Processo Penal preceitua o controle jurisdicional realizado no pedido de arquivamento do inquérito policial pelo agente ministerial. O presente estudo tem o fito de demonstrar que a liturgia desse dispositivo não coaduna com a independência funcional assegurada aos membros do Parquet, em virtude de autorizar a interferência judicial na decisão da conveniência em promover a ação penal pública, encargo privativo do seu titular, o representante ministerial. Nessa medida, foi desenvolvida uma pesquisa teórico-exploratória, caracterizando-se por meio da pesquisa bibliográfica. Analisouse, assim, a evolução histórica e constitucional da instituição Ministério Público, mostrando as atuais garantias e princípios constitucionais atinentes ao órgão ministerial, dando atenção especial ao da independência funcional de seus membros. Ademais, foram analisadas as modalidades de sistemas processuais vigentes e abordou-se os procedimentos desenvolvidos na fase pré-processual, notadamente o inquérito policial e seu controle externo, realizado pelo Parquet, bem como a investigação criminal por ele conduzida. Além disso, foram retratados os procedimentos que podem ser adotados pelo agente ministerial no momento em que recebe o inquérito policial relatado, destrinchando-se a possibilidade de arquivamento, suas espécies, efeitos e como o art. 28 do CPP interfere nesse pedido. Por fim, apresentou-se os momentos em que ocorrem essas interferências, a judicial e a realizada pelo Procurador-Geral, mostrou-se a tese que defende esta primeira e concluiu pela responsabilidade do art. 28 em mitigar o princípio da independência funcional do Ministério Público.
Descrição: ALMEIDA, Thainná Sobral Marques de. A Independência Funcional do Membro do Ministério Público e o Art. 68 do CPP. 2011. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6246
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thainná Sobral Marques de Almeida.pdfThainná Sobral Marques de Almeida552.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.