Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6252
Título: Comentários à lei de alienação parental
Autor(es): Melo, João Alfredo Aleixo de
Palavras-chave: Direito familiar
Alienação parental
Lei 12.318/2010
Data do documento: 18-Nov-2014
Resumo: A Lei 12.318/2010, inovação do legislador brasileiro em cenário nacional e internacional, representa a regulamentação e punição de uma prática há muito presente nas famílias: a alienação parental. A busca do genitor alienante pelo distanciamento e rompimento de laços do filho para com o genitor alienado encontrou, finalmente, um freio: a Lei da Alienação Parental. Busca-se, com esse artigo, tecer comentários acerca do texto sancionado pelo Presidente da República, bem como sobre os dispositivos vetados. Alguns dispositivos da Lei em comento foram mais aprofundados em razão do maior volume de informações e relevância, tais como as práticas de alienação parental, a possibilidade de responsabilização civil e criminal e os meios punitivos à disposição do magistrado. A importância deste trabalho reside no fato de abordar um direito fundamental e também um tema que, recentemente, foi objeto de lei e tem sido alvo de julgados. Para a análise da lei, utilizou-se pesquisa de caráter bibliográfico, abrangendo obras doutrinárias, jurisprudências e reportagens jornalísticas, impressas ou disponíveis em internet. Conclui-se que a alienação parental encontra-se bastante presente nas famílias e que o legislador brasileiro, ao editar a Lei 12.318/2010, mostrou-se atento a essa realidade. Ademais, percebe-se que a Lei não deixou lacunas e apresenta-se bastante didática à população.
Descrição: MELO, João Alfredo Aleixo de. Comentários à lei de alienação parental. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6252
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Alfredo Aleixo de Melo.pdfJoão Alfredo Aleixo de Melo544.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.