Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6259
Título: Castração química: solução contra a pedofilia e crimes sexuais?
Autor(es): Silva, Zuleica da
Palavras-chave: Crimes sexuais
Pedofilia
Castração Química
Data do documento: 19-Nov-2014
Resumo: A Castração Química é uma forma temporária de castração ocasionada por medicamentos hormonais para reduzir a libido. É uma medida preventiva de punição àqueles que tenham cometido crimes sexuais violentos, tais como estupro e abuso sexual infantil. O presente artigo tem por principal objetivo fazer uma análise sobre a possibilidade de utilização da castração química como pena em desfavor dos condenados pela prática de crimes sexuais nos casos de pedofilia, ou seja, quando o sujeito passivo for criança ou adolescente, para isso, houve a realização de pesquisa bibliográfica através de buscas de artigos científicos, livros e dissertações na literatura através de base de dados, eletrônicos e biblioteca virtual da Universidade. Para tal análise, foi realizada uma discussão sobre a origem e importância do direito penal, bem como as finalidades da pena, enquanto forma de punir e prevenir a prática de delitos. E por fim, foi abordada a definição de pedofilia e castração química na ótica do direito. Para, então, fazer uma discussão legal sobre a possibilidade de se aplicar ou não, a pena de castração química em acordo com o ordenamento jurídico brasileiro. De fato, discutir sobre a inserção da pena de castração química no código penal se torna importante. Visto que, se por um lado, essa medida surge a partir dos anseios da sociedade em combater a prática de crimes tão indesejados, como é o caso da pedofilia, por outro lado, enseja a necessidade de se discutir academicamente a viabilidade e as conseqüências que a adoção de tal medida poderia resultar tanto para as vítimas quanto para os agressores. Mas sem dúvida não podemos ignorar que o pedófilo precisa de tratamento para a sua mente desorganizada, através de reeducação sócio-psíquicos que favoreçam novas possibilidades de reinserção social, após o cumprimento da pena pelo crime cometido, caso o projeto de lei seja de fato aprovado após os devidos ajustes legais essenciais pela a regularização de sua aplicabilidade.
Descrição: SILVA, Zuleica da. Castração química: solução contra a pedofilia e crimes sexuais? 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6259
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zuleica da Silva.pdfZuleica da Silva513.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.