Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6264
Título: A influência do uso do monitoramento eletrônico nas saídas temporárias no município de Guarabira - PB
Autor(es): Dantas, Thaís Moura Estrela
Palavras-chave: Direito penal
Monitoramento eletrônico
Medidas alternativas
Data do documento: 19-Nov-2014
Resumo: Devido à ineficiência do sistema penitenciário brasileiro surgem as medidas alternativas ao cárcere, destacando-se o monitoramento eletrônico (ME) de presos, que já é utilizado por vários países, comprovando ser uma medida necessária e útil. Trata-se de tornozeleiras eletrônicas afixadas no corpo do condenado, para que os órgãos de execução penal possam monitorar todos os seus movimentos. No Brasil, a cidade de Guarabira na Paraíba foi berço da realização de um projeto-piloto que utilizou de forma pioneira o equipamento de vigilância eletrônica em presos desta comarca. A partir de então, surgiram propostas no sentido de adotar o ME no Brasil, assim, sendo posteriormente regulamentado pela Lei 12.258/2010, limitando o seu uso para duas possíveis situações, nas prisões domiciliares e nas saídas temporárias no regime semiaberto. No que se refere à metodologia, este estudo é descritivo de caráter qualitativo tomando por base legislações e bibliografias pertinentes à matéria abordada. O objetivo principal desse estudo é avaliar na cidade de Guarabira a influência do uso do M.E em presos beneficiados com a autorização para a saída temporária, depois de sancionada a lei regulamentando o seu uso, visto que, essa cidade foi pioneira na utilização desta tecnologia.
Descrição: DANTAS, Thaís Moura Estrela. A influência do uso do monitoramento eletrônico nas saídas temporárias no município de Guarabira - PB. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6264
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaís Moura Estrela Dantas.pdfThaís Moura Estrela Dantas321.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.