Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6278
Título: Discursos e práticas sobre a lei 10.639/03 no contexto escolar Paraibano. 2014.
Autor(es): Oliveira, Francisco de Assis Fernandes de
Palavras-chave: Lei 10.639/03
Diversidade
Inclusão
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: Este estudo tem como proposta analisar os discursos e práticas docentes de oito professores pertencentes ao quadro efetivo da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, em oito escolas distintas da cidade de João Pessoa, através de um questionário sobre as suas ações em torno da Lei 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as escolas do ensino básico do país. Antes, porém, levantou-se o histórico da Lei, sua realidade no contexto estadual e no contexto escolar, fatores estes essenciais para se compreender as condições com as quais estes profissionais mantiveram contato com a Lei e com o seu conteúdo para, em seguida, desenvolverem ações educativas direcionadas ao seu implemento na vivência escolar. Para tanto, o estudo levou em conta as determinações da Lei, as ações que se apoiaram nela, sua aplicabilidade no espaço escolar e as respostas ao questionário editadas pelos professores pesquisados. Com o resultado deste estudo pôde-se perceber o quanto a Lei ainda precisa avançar, principalmente na discussão dos seus aspectos mais urgentes, a diversidade, o anti-racismo e a inclusão, redimensionando-os para a reflexão das práticas pedagógicas e da relação entre professor-aluno e entre escola-contexto social.
Descrição: OLIVEIRA, Francisco de Assis Fernandes de. Discursos e práticas sobre a lei 10.639/03 no contexto escolar Paraibano. 2014. 54f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6278
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco de Assis Fernandes de Oliveira.pdfFrancisco de Assis Fernandes de Oliveira923.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.