Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6282
Título: Xadrez na escola:um olhar para o ensino e aprendizagem.
Autor(es): Cavalcanti, Augusto de Oliveira
Palavras-chave: Educação
Desenvolvimento cognitivo
Lúdico
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: Esta pesquisa visa inserir o jogo xadrez como matéria acadêmica obrigatória para as escolas estaduais, utilizando esta ferramenta com o objetivo de melhorar e desempenho acadêmico para os alunos, matéria separada das demais disciplinas. Para isso através de pesquisa quantitativa e qualitativa, através de questionários foi feita pesquisa de campo entre as escolas estadual E.E.E.F.M. Escritor Horácio de Almeida e Escola Municipal Luiza Lina Lobo; identificar o jogo xadrez como ferramenta pedagógica; analisar os benefícios do jogo lúdico no contexto acadêmico; apresentar dados que mostrem a importância da escola estadual utilize este jogo xadrez como matéria acadêmica comparando as escolas pesquisadas. O resultado da pesquisa mostrou uma boa aceitação dos alunos para os alunos das escolas estaduais perante o jogo xadrez, eles consideram importante ter aulas de xadrez, acreditam que suas notas possam melhorar jogando o jogo; comprovados na pesquisa das escolas municipais, os quais os alunos perceberam os benefícios por causa do jogo lúdico e tenho a convicção que o xadrez será um ótimo auxílio de desenvolvimento cognitivo para os alunos das escola estadual e posteriormente para outras.
Descrição: CAVALCANTI, Augusto de Oliveira. Xadrez na escola:um olhar para o ensino e aprendizagem. 2014. 55f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6282
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Augusto de Oliveira Cavalcanti.pdfAugusto de Oliveira Cavalcanti 8.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.