Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6285
Título: Identidade Construção do saber geográfico na educação básica e a formação de cidadãos: uma abordagem do processo de ensino
Autor(es): Meneses, Micheline Costa de
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Espaço geográfico
Cidadania
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: O ensino da Geografia na Educação Básica Brasileira deve ser um meio de despertamento dos educandos para a importância de construir um olhar mais atento às transformações que ocorrem no espaço e, com isto, contribuir para a formação cidadã crítica e participativa desses na sociedade. Para isso, o presente estudo teve como objetivo principal trazer uma reflexão teórica sobre práticas pedagógicas dos professores de geografia e, se essas têm contribuído com a preparação cidadã dos educandos. Para alcance do objetivo proposto foi feito um estudo comparativo, do ensino público e privado, por meio da aplicação de questionário com educadores e educandos. Após análise dos resultados, traçou-se o perfil dos educadores geógrafos e educandos, especificando a visão e a prática dos educadores sobre seu próprio entendimento da importância do saber geográfico, sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem e como vem se refletindo nos educandos do Ensino Básico. Encerra-se com apresentação de estratégias eficazes que ajudem a reverter os pensamentos e ações equivocadas.
Descrição: MENESES, Micheline Costa de. Identidade Construção do saber geográfico na educação básica e a formação de cidadãos: uma abordagem do processo de ensino. 2014. 35f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6285
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Micheline Costa de Meneses.pdfMicheline Costa de Meneses1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.