Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6293
Título: Fracasso escolar: um estudo de caso na Escola E.E.F.M. Bernardino Bento na cidade de Aguiar-PB
Autor(es): Vieira, Maria Crêofe
Palavras-chave: Educação
Fracasso escolar
EJA
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho realiza um estudo de caso na Escola Bernardino Bento na cidade de Aguiar-PB, que teve como objetivo analisar as causas e consequências do fracasso escolar no Fundamental da EJA O fracasso escolar tem sido objeto de várias análises, pesquisas, proposições nos sistemas de ensino. Trata-se de uma temática complexa que não se resume a uma única dimensão e não possui um único culpado. Nessa direção, buscar alternativas para a compreensão e superação do fracasso escolar implica em apreender tal processo em seus múltiplos aspectos envolvendo, portanto as dimensões histórica, cognitiva, social, afetiva e cultural. A pesquisa procurou investigar os fatores internos e externos que levam ao fracasso escolar a partir dos questionários aplicados aos professores e alunos da referida escola ,buscando conhecer a opinião sobre as causas que levam ao fracasso escolar.Esta pesquisa foi desenvolvida no período de Abril de 2014 a partir de uma abordagem quanti-qualitativa.Através dos resultados verificamos que as causas que levam ao fracasso escolar da EJA Fundamental são: a distância para a escola,pois o governo não disponibiliza ônibus para o locomoção dos estudantes, a falta de tempo para dedicar aos estudos e a falta de merenda na escola,mas também foi verificado que os alunos conhecem a importância da EJA para a sua formação e aconselham outras pessoas a frequentarem a EJA.No entanto sabemos que o fracasso escolar que ocorre no fundamental II da EJA da escola foi determinado e esses problemas serão avaliados pela Direção e a escola,fazendo com que busque alternativas para minimizar estes problemas,uma vez que a escola pode desenvolver projetos que incentivem aos alunos a frequentarem as aulas.
Descrição: VIEIRA, Maria Crêofe. Fracasso escolar: um estudo de caso na Escola E.E.F.M. Bernardino Bento na cidade de Aguiar-PB. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6293
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Crêofe Vieira.pdfPDF - Maria Crêofe Vieira702.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.