Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6323
Título: Vivência e práticas dos valores humanos no ambiente escolar: uma ação prioritária
Autor(es): Toledo, Célia Mota Barbosa
Palavras-chave: Valores humanos
Ambiente escolar
Vivência dos valores
Data do documento: 25-Nov-2014
Resumo: O presente estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Hidon Bandeira, no município de Alagoa Grande, PB, tendo como finalidade analisar a vivência e a prática dos valores humanos no ambiente escolar. Pretende também conhecer as concepções dos professores com relação aos valores humanos, identificar as ações que os mesmos desenvolvem em sala de aula e reconhecer as dificuldades que os professores enfrentam para trabalhar os valores humanos na escola. Assim, esse estudo consiste em pesquisa de campo e bibliográfica, recorrendo a teóricos como Martinelli(1999), Moran(2000), Alvarez(2002), Cruz(2005) entre outros; e a utilização de entrevistas, questionários e observações no ambiente escolar, para assim desvendar, entender as ações dos professores, sua aplicabilidade; bem como se dá o relacionamento entre alunos e professores. O trabalho em pauta justifica-se por entender que, sendo a escola uma instituição formadora de ideias, pensamentos e opiniões não pode fugir aos diversos papeis que deve desempenhar, uma vez que a família na atualidade, tem se omitido a exercer seu papel na formação dos valores. Assim, a escola não pode ater-se apenas ao desenvolvimento acadêmico dos alunos, deixando de lado a vivência dos valores humanos,que muito tem a contribuir na formação e crescimento pessoal dos educandos. Conclui-se que a prática e a vivência dos valores humanos no ambiente escolar sejaconstante no cotidiano da escola, a partir de um planejamento que envolva ações diversas para assim estimular o convívio coletivo saudável, facilitar a aprendizagem e a formação de um cidadão crítico, consciente e reflexivo.
Descrição: TOLEDO, Célia Mota Barbosa. Vivência e prática dos valores humanos no ambiente escolar: uma ação prioritária. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6323
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Célia Mota Barbosa Toledo.pdfPDF - Célia Mota Barbosa Toledo832.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.