Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6327
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lira, Vanderlucia Tomaz de Souza Brito | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-25T11:44:05Z | - |
dc.date.available | 2014-11-25T11:44:05Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-25 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370.15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6327 | - |
dc.description | LIRA, Vanderlucia Tomaz de Souza Brito. A importância do psicólogo educacional nas escolas públicas. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho foi analisar a importância de um psicólogo educacional. Para isso, realizamos uma pesquisa na Escola Normal Estadual Santo Antônio, localizada no município de Piancó – PB, realizada no período de fevereiro de 2014 a março de 2014, onde foram aplicados questionários aos alunos e professores objetivando analisar a importância de um psicólogo educacional nas escolas A análise foi realizada indutivamente e a forma de abordagem da pesquisa foi quantitativa. Justifica-se a realização deste estudo, pois, atualmente, o papel do professor vai muito além de passar conteúdos da grade curricular, já que este trabalha em prol de preparar os alunos para a vida em sociedade. Após análise dos dados verificou-se que 64% dos alunos acham que seus problemas particulares atrapalham no seu aprendizado e 82% dos alunos procurariam uma pessoa capacitada para conversar e procurar orientação. Quanto aos professores, 67% não se acham capacitados para conversar com os alunos sobre seus problemas. Falando da necessidade de um psicólogo na escola, os professores foram unânimes na importância. Diante do exposto concluiu-se que o papel de um psicólogo educacional é de suma importância visto que a intervenção da atuação do psicólogo dentro da escola pode manter uma visão preventiva, contemplando o atendimento aos alunos, pais e professores. Contribuindo com essa busca, o profissional psicólogo deve agregar valores e atuar como um agente de construção do saber, fomentador de dúvidas e reflexões sobre o fazer pedagógico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Barbosa Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Psicólogo educacional | pt_BR |
dc.title | A importância do psicólogo educacional nas escolas públicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vanderlucia Tomaz de Sousa Brito Lira.pdf | PDF - Vanderlucia Tomaz de Sousa Brito Lira | 486.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.