Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6329
Título: Reflexão sobre a contextualização no ensino de química
Autor(es): Andrade, Pedrina Augusta de
Palavras-chave: Ensino de química
Cotidiano escolar
Formação de professores
Data do documento: 25-Nov-2014
Resumo: O Ensino de química como ciência, por sua natureza, deve está contextualizado e problematizado com os aspectos socioculturais e com inter-relações entre o componente específico e articulado com outras áreas de estudo. A pesquisa bibliográfica foi baseada em análise de livros didáticos e em relatos de autores diversos, a fim de se verificar as concepções sobre a abordagem do conteúdo da ciência química na perspectiva da contextualização. Diante das dificuldades e desafios da prática docente, nos mais diversos aspectos socioculturais, percebem-se à necessidade de reestruturar os currículos do ensino médio de acordo com a base da educação nacional. No caso específico do ensino de química deve contribuir não apenas para o conhecimento científico, mas também para a promoção do aluno para uma formação básica e qualificação para o exercício da cidadania, onde deve ser trabalhado em um contexto sócio-histórico que explicite o papel social, isso implica em um ensino contextualizado. Para isso, precisa de uma formação básica inicial e permanente para os profissionais da docência de maneira que reflitam sobre as estratégias e metodologias, evitando as contradições e incertezas da prática em sala de aula. Os livros didáticos apresentam diferentes concepções sobre a contextualização, uma reflexão mais minuciosa sobre este aspecto, ressalta a necessidade de uma mudança que atenda as concepções espontâneas dos professores e a vontade de aprender por parte do aluno. O importante é o professor estar comprometido e atento as perspectivas de inovação e assumir seu papel de mediador no processo de ensino aprendizagem, despertando nos alunos a convicção da necessidade do conhecimento para seu desenvolvimento na sociedade. O Ensino de química contextualizado realça as suas contribuições em vários ramos da ciência, melhorando e contribuindo para um mundo melhor. É preciso refletir sobre o conteúdo e a sua condução pelo professor em sala de aula.
Descrição: ANDRADE, Pedrina Augusta de. Reflexão sobre a contextualização no ensino de química. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6329
ISSN: CDD 540
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedrina Augusta de Andrade.pdfPDF - Pedrina Augusta de Andrade636.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.