Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6344
Título: Percepção de estudantes do Ensino Médio de Campina Grande sobre os animais peçonhentos
Autor(es): Vasconcelos, Bárbara Stheffane Santos
Palavras-chave: Etnobiologias
Etnociências
Conservação animal
Data do documento: 27-Nov-2014
Resumo: Diante dos vários problemas ambientais da atualidade, é imprescindível questionar a relação do ser humano com a natureza. Dessa forma, a presente pesquisa teve o objetivo de conhecer os (pré) conceitos e conceitos (equivocados ou não) formados pelos alunos sobre o tema “animais peçonhentos”, buscando também, compreender suas atitudes em relação a tais animais. A pesquisa foi realizada com alunos do 2º ano do ensino médio, de duas instituições de ensino da rede privada, localizadas na cidade de Campina Grande – PB. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários semi-estruturados. A análise revelou que existe uma falta de conhecimento sobre o que é de fato um animal peçonhento e uma supervalorização de conceitos, tais como definições presentes em livros didáticos que afirmam que “são animais capazes de causar danos às suas vítimas através da ação de seu veneno”. Também mostrou que uma nova postura de respeito e valorização de animais tidos como “feios, nojentos e perigosos” ainda não acontece efetivamente na sociedade, uma vez que, pelo escasso conhecimento esses animais representam uma ameaça às pessoas, gerando um sério problema na conservação. Este estudo possibilitou, mesmo que de forma inicial, observar que a maior parte dos alunos possui conhecimento mínimo sobre os animais peçonhentos e sua importância ecológica. Entretanto, se faz necessário que o tema seja melhor discutido em sala de aula, esclarecendo pontos duvidosos, a fim de diminuir o sentimento de medo que muitos sentem por tais animais, bem como seria interessante que novos estudos acerca do assunto fossem realizados, principalmente elevando o número de entrevistados e até mesmo ampliando as entrevistas entre escolas da rede pública e da zona rural.
Descrição: VASCONCELOS, B. S. S. Percepção de estudantes do Ensino Médio de Campina Grande sobre os animais peçonhentos. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6344
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bárbara Stheffane Santos Vasconcelos.pdfBárbara Stheffane Santos Vasconcelos611.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.