Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/636
Título: Análise Tafonômia do Haplomastodon waringi, escavado na Lagoa Salgada, Areial, Paraíba
Autor(es): Carvalho, Juliana Carla Silva de
Palavras-chave: Megafauna
Paleontologia
Tafonomia
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: No Sítio Lagoa Salgada, localizado no município de Areial, Estado da Paraíba, foi encontrado, o proboscídeo Haplomastodon waringi, animal representante da Megafauna no Período do Pleistoceno, de ampla distribuição na América do Sul, sendo considerado uma espécie endêmica. Tal achado serve de subsídio para determinar o paleoambiente do final do Pleistoceno e início do Holoceno da região em que o mastodonte foi encontrado. Levando em consideração os poucos estudos paleontológicos no Estado, sobretudo em Tafonomia, este trabalho contribui para mudar este fato, realizando uma interpretação paleoambiental, a partir de informações tafonomicas investigadas partindo das feições sedimentológicas, bioestratinômicas e diagenéticas dos fósseis. Foram exumados ossos completos, sendo a maioria fragmentados, totalizando 309 peças tombadas, dentre as peças completas, estão as vértebras e peças com elevado grau de fragmentação, impossibilitando a identificação da maioria das peças. Na fase de bioestratinomia, através do padrão em que as referidas peças foram encontradas, foi possível observar que o animal morreu in situ, não havendo transporte significativo, pois, apesar de apresentarem desarticulação, peças pequenas e vértebras localizavam-se próximas. Com os padrões de quebra, pôde-se verificar que houve demora para ser soterrado, o que pode ter possibilitado o ataque de carniceiros e predadores, e o pisoteamento, resultando, deste modo, no alto grau de fraturas nos fósseis. Na fase de diagênese, verificou-se a permineralização como o tipo de fossilização, pois os fósseis apresentavam minerais que preencheram as cavidades ósseas. Com tais análises, foi possível evidenciar que na região em que estava inserido o mastodonte, secas prolongadas fizeram que as reservas hídricas secassem o que provocava a constante procura destas reservas, deste modo, o H. waringi em questão, poderia estar em busca de água, porém encontrou-se preso ao sedimento, padecendo de fome, sede e ataque de predadores.
Descrição: CARVALHO, J. C. S. de. Análise Tafonômia do Haplomastodon waringi, escavado na Lagoa Salgada, Areial, Paraíba. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/636
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Carla Silva de Carvalho 1.pdfJuliana Carla Silva de Carvalho1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Juliana Carla Silva de Carvalho 2.pdfJuliana Carla Silva de Carvalho1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.