Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6369
Título: Análise da proposta pedagógica de educação infantil através do RCNEI
Autor(es): Goes, Josefa Rodrigues de
Palavras-chave: Educação infantil
Currículo
Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil
Data do documento: 4-Dez-2014
Resumo: Sabe-se a importância da Educação Infantil e seus desdobramentos pedagógicos.Sendo assim, este trabalho busca analisar de forma contextualizada os pressupostos teóricos práticos e políticos dos educadores sobre a Infância, Criança e Educação Infantil, como também refletir sobre o currículo vivenciado nas salas infantis, tendo como base o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e suas Áreas de Conhecimento.Sabemos que a Educação Infantil com as lutas e mobilização dos movimentos sociais, sociedade e comunidade, e outros, através de várias décadas, foi incorporada pelos aspectos legais da Constituição 88, LDB 9.394/90 e ECA/90, que assegurou o direito a criança pequena o atendimento em Creche e Pré-Escola e uma qualidade de educação, respeitando as particularidades e especificidades de cada criança. Situando assim, a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, o seu desenvolvimento integral, aprimorando, suainserção na sociedade através das concepções e avanços, como criança de direito e cidadã. Os autores que deram ênfase e suporte referencial ao estudo em pauta foram: BRASIL (1998), HEYWOOD (2004), KRAMER (1998), LOUZADA (1999), MACHADO (2002), OLIVEIRA (2002). A pesquisa é de caráter bibliográfico, a qual busca-seaprofundar os conhecimentos inerentes ao tema estudado.Espera-se, com isso, que o presente estudo venha contribuir e mostrar a importância da Educação Infantil e seus momentos históricos na sociedade seus avanços e impasses.
Descrição: GOES, Josefa Rodrigues de. Análise da proposta pedagógica de educação infantil através do RCNEI. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6369
ISSN: CDD 372.24
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Rodrigues de Goes.pdfPDF - Josefa Rodrigues de Goes360.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.