Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6371
Título: | A relação e o comportamento das tribos urbanas no contexto escolar |
Autor(es): | Silva, Allisson Batista da |
Palavras-chave: | Grupo social Roqueiro Tecnologia da comunicação e informação |
Data do documento: | 4-Dez-2014 |
Resumo: | Tribos urbanas são fenômenos sociais formadas por pequenos grupos sociais estruturados por indivíduos em sua maioria jovens e adolescentes, que compartilham de comportamentos e ideologias comuns, caracterizados pela procura de identidade, valorização individual, aceitação social e novas formas de expressão. O presente trabalho tem como objetivo verificar se participar de tal tribo pode contribuir para melhorar as notas e a freqüência desses alunos. O trabalho foi realizado por meio da aplicação de questionários a 22 alunos de uma escola estadual no município de Campina Grande-PB, caracterizando-se como uma pesquisa aplicada. No estudo percebeu-se que 59% desses alunos costumam se reunir em grupo para estudar algum assunto abordado em sala de aula. Desses alunos apenas 36% não se relacionam com pessoas que não são roqueiros. Um ponto de destaque é a disciplina que eles mais acham interessante é a de história. Outro dado encontrado foi que as disciplinas que estes alunos mais se identificam e que faz com se crie um grande elo de ligação entre esses alunos e a disciplina foram as de filosofia e de história. Como se sabe atualmente todas as tribos possui a informática como uma forte aliada para permitir ampliar os espaços geográficos e permitir uma comunicação coletiva mais frequente. Sendo assim não seria diferente com a tribo roqueira pesquisa com o qual se constatou que 86% dos alunos pesquisados utilizam tecnologia para favorecer a comunicação quando decidem estudar determinado assunto abordado em sala de aula. Por fim, constatou-se que 5% desses alunos costumam faltar à escola por influência de determinados amigos, como também 18% enfatizam que esta influencia pode também influenciar na falta à escola. Sendo isto um fato preocupante entre os estudiosos e que deve ser estudado como forma de se criar mecanismos que evitem tal prática. |
Descrição: | SILVA, Allisson Batista da. A relação e o comportamento das tribos urbanas no contexto escolar. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6371 |
ISSN: | CDD 305 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Allison Batista da Silva.pdf | PDF - Allison Batista da Silva | 707.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.