Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6380
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Michelly de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-05T17:40:53Z | - |
dc.date.available | 2014-12-05T17:40:53Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-05 | - |
dc.identifier.issn | CDD 570 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6380 | - |
dc.description | FERREIRA, Michelly de Carvalho. A Prática pedagógica no ensino em biologia. 2014. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A disciplina de Biologia passou a ganhar espaço a partir do momento em que os profissionais realizaram cursos de pós-graduação, especializando-se na área das ciências. Em consequência, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB de nº 5.692 estende o ensino da disciplina a todas as séries do ensino fundamental. No mesmo período, surgiram diversas propostas de programas dos Estados Unidos e do próprio Brasil, a fim de capacitar professores a estarem devidamente habilitados para lecionar a disciplina, resultando também no crescimento acadêmico e produtivo da área, enriquecendo o departamento da disciplina. A partir desses eventos a disciplina passa a ser reconhecida, ganha espaço no currículo escolar e lhe são adicionados vários ramos de estudo como a citologia, ecologia, genética, entre outras. Entretanto, essa disciplina não tem o seu potencial explorado no ensino médio. Por vezes os alunos a veem como difícil ou enfadonha pela forma como é conduzida. Pensando nisso, resolvemos pesquisar como acontece a prática pedagógica de Biologia, bem como a postura de alunos e professores frente aos conhecimentos dessa disciplina. Para a consecução de tal objetivo, desenvolvemos a pesquisa na E.E.E.F.M. Engª. Márcia Guedes A. de Carvalho com alunos e uma professora de Biologia do ensino médio, que responderam a questionários, previamente elaborados. Com base nos dados obtidos é possível dizer que a prática docente do professor de biologia precisa ser inovada, melhorada, no sentido de ser atrativa aos olhos dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | A Prática pedagógica no ensino de biologia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Michelly de Carvalho Ferreira.pdf | PDF - Michelly de Carvalho Ferreira | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.