Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6383
Título: A Educação no sistema prisional: dificuldades conquistas e desafios
Autor(es): Batista, Gilma D'arc
Palavras-chave: Educação prisional
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ressocialização
Data do documento: 5-Dez-2014
Resumo: A educação nos presídios, além de evitar a ociosidade, pode dar ao preso a oportunidade de, em futura liberdade, estar preparado para o exercício de uma atividade profissional, oferecendo também a chance de resgatar sua autoestima e reconstruir sua história. Portanto, este trabalho teve como principal finalidade entender as razões proclamadas e as razões reais da inserção da Escola no Sistema Prisional. Para tanto recorreu-se à visão teórica dos estudos da historiografia penal brasileira e francesa que desnudaram o principal sistema punitivo burguês – a prisão Além disso, foi necessário pesquisar a fundamentação teórica da Lei de Execuções Penais (LEP), baseada na escola jurídica Neodefensista, que propõe uma pena ressocializadora, ou seja, o fim da pena deve servir para que o interno seja reinserido na sociedade. Faz-se um breve relato da história das prisões desde o século XVII até os dias de hoje, com base no autor Michel Foucault (1999). Em seguida foi abordado o processo educacional nas penitenciárias, conceituando a Educação de Jovens e Adulto (EJA), na realidade prisional, e identificando sua importância no desenvolvimento da autoestima e transformação do aluno apenado. Procurou-se identificar as dificuldades e desafios dessa educação para despertar uma reflexão a respeito e divulgar a necessidade de políticas públicas que defendam o direito da população carcerária à educação que é um direito de todos.
Descrição: BATISTA, Gilma D’arc. A Educação no sistema prisional: dificuldades conquistas e desafios. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6383
ISSN: CDD 370.11
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilma D'arc Batista.pdfPDF - Gilma D'arc Batista990.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.