Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6398
Título: Música e ideologia: análise discursiva das canções "geração coca-cola", ""índios"" e "que país é este"
Autor(es): Silva, Gesiana Alves da
Palavras-chave: Análise do discurso
Discurso
Canções
Legião urbana
Data do documento: 11-Dez-2014
Resumo: No contexto de uma sociedade é estabelecida constantemente uma relação dialógica entre nós, os outros e o mundo, permitindo-nos estar envolvidos em várias situações e práticas sociais nas quais existe certa circulação de saber e poder. Dentre essas práticas está o discurso agindo como prática de linguagem e verbalização da realidade. Dessa forma, esse trabalho é resultado de um estudo sobre os discursos presentes em três músicas, à luz dos referenciais da linguagem propostos pela a Análise do Discurso de linha francesa. As três músicas escolhidas como corpus dessa pesquisa são “Geração Coca-Cola”, lançada em 1985 no disco “Legião Urbana”, ““Índios””, lançada em 1986 no disco “Dois” e “Que País é Este” de 1987, lançada no disco que leva o nome da música “Que País é Este1978/1987”. Essa é uma pesquisa de cunho bibliográfico e analítico que tem como proposta observar os efeitos de sentidos das músicas com relação às críticas sociais direcionadas ao consumo do sistema Capitalista, à política, à sociedade brasileira de modo geral. As discussões teóricas e as análises desse trabalho estão principalmente aportadas nas teorias de Orlandi (2001), Fernandes (2005) e Brandão (2004), as quais possibilitam-nos entender os estudos de Michel Pêcheux e Michel Foucault referentes ao discurso.
Descrição: SILVA, G. A. da. Música e ideologia: análise discursiva das canções "geração coca-cola", ""índios"" e "que país é este". 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6398
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gesiana Alves da Silva.pdf1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.