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dc.contributor.authorDutra, Andresa Wrielly Filgueiras-
dc.date.accessioned2014-12-11T16:48:51Z-
dc.date.available2014-12-11T16:48:51Z-
dc.date.issued2014-12-11-
dc.identifier.otherCDD 305.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6403-
dc.descriptionDUTRA, A. W. F. Sarnau [manuscrito] : a condição de submissão feminina em “Balada de Amor ao Vento”. . 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA condição feminina é uma das perspectivas que materializou a escrita literária de Paulina Chiziane no que corresponde ao seu projeto de construção da modernidade com base na tradição moçambicana. A obra Balada de Amor ao Vento, que conta a história de amor entre Sarnau e Mwando desde a juventude até a maturidade, foca a temática da condição de submissão da mulher em Moçambique, a qual possibilita a discussão de outros temas direcionados para o universo feminino no país, como por exemplo a poligamia, a monogamia, as crenças tradicionais e o catolicismo, no que se refere às relações culturais e sociais que se apresentam divididas entre a tradição e a modernidade. Temos como objetivo desenvolver uma análise sobre a condição de submissão feminina no romance Balada de Amor ao Vento (2003) da escritora Paulina Chiziane por meio do discurso da narradora, Sarnau. Paulina Chiziane desenvolve nessa obra um enredo comandado em primeira pessoa pela personagem Sarnau que organizará a narração em ciclos possibilitando uma visão do universo feminino em Moçambique, no qual as mulheres são oprimidas e submissas, no entanto, o que se percebe é que a personagem oscila de postura durante a narrativa, ou seja, em momentos é submissa e em outros momentos não. A história amorosa entre Sarnau e Mwando representa as tensões culturais, religiosas e políticas da sociedade moçambicana, à medida que permite uma leitura reflexiva da condição e do papel da mulher que estão ligados à estrutura social e cultural de um país patriarcal e que ainda reflete as consequências da colonização. Ainda é cabível afirmar que a escritora torna possível, por meio da literatura, o surgimento de pensamentos reflexivos em torno da condição feminina no país moçambicano. O suporte teórico deste trabalho baseia-se na pesquisa bibliográfica de estudiosos como Gilberto Matusse (2010), Simone Beauvoir (1980), Inocência Mata (2000), Lília Momplé (1999), entre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Doralice de Freitas Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCondição Femininapt_BR
dc.subjectBalada de Amor ao Ventopt_BR
dc.subjectSarnaupt_BR
dc.titleSarnau [manuscrito] : a condição de submissão feminina em “Balada de Amor ao Vento”pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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