Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6406
Título: Narrativas de profecia: aspectos linguísticos e antropológicos do gênero textual oral
Autor(es): Oliveira, Tarcia Camila Gonçalves de
Palavras-chave: Gênero oral
Narrativas
Profecia
Tradições discursivas
Imaginário
Data do documento: 11-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo as Narrativas Orais de Profecia, relatadas pelos moradores da cidade de Catolé do Rocha. Esta pesquisa foi executada com base nas abordagens teóricas da Linguística Textual, a partir dos autores Koch (2009) e Marcuschi (2008), bem como das tradições discursivas orais, a partir de Calvet (2011) e Kabatek (2006), a fim de descrever as narrativas como gêneros orais, nas suas variações do ponto de vista composicional e temático. Além disso, o trabalho se fundamentou na teoria das estruturas antropológicas do imaginário, de Gilbert Durand (2002), com o intuito de identificar os elementos simbólicos e arquetípicos manifestos nas narrativas. A metodologia foi construída com base nos princípios da etnografia, proposta por Geertz (1989). A coleta dos dados foi executada por meio de entrevista, em seu aspecto semi-estruturado, técnica a qual proporcionou liberdade às respostas nas interações entre entrevistador e entrevistado. Os dados registrados foram submetidos a uma análise de descrição dos elementos linguísticos composicionais do gênero oral “Narrativa de Profecia” a fim de apresentar os aspectos referentes à organização do imaginário. Tais narrativas são identificadas em nosso estudo como patrimônio imaterial de cultura popular da cidade de Catolé do Rocha, a qual fora locus de pesquisa. Desse modo, a pesquisa proporciona maior visibilização dos contadores das narrativas, que são fazedores de cultura deste município.
Descrição: OLIVEIRA, T. C. G.de. Narrativas de profecia: aspectos linguísticos e antropológicos do gênero textual oral. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6406
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tárcia Camila Gonçalves de Oliveira.pdf555.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.