Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6436
Título: A construção da personagem "Dora" em Capitães da Areia: coragem e resistência
Autor(es): Carneiro, Francinete Pereira
Palavras-chave: Capitães da Areia
Dora
Coragem
Resistência
Data do documento: 17-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir aspectos da construção da personagem ‘Dora’ na obra Capitães da Areia de Jorge Amado, enfatizando a coragem e a resistência demonstradas pela personagem através de suas atitudes, desde a morte de seus pais, o ingresso no grupo dos meninos de rua até sua morte. O sentimento de coragem e resistência da personagem se configura através de suas escolhas diante das dificuldades da vida, da morte, do preconceito e do contexto opressor no qual estava inserida. A pesquisa bibliográficaestá ancorada nos estudos de alguns teóricos como Paul Tillich(1976), Rollo May(1982), Antonio Candido(2005), Alfredo Bosi(2006), entre outros. Espera-se que estas reflexões sirvam de motivação para que outros pesquisadores possam ampliar essas discussões e/ou trazer aspectos novos sobre a obra em estudo.
Descrição: CARNEIRO, F. P. A construção da personagem "Dora" em Capitães da Areia: coragem e resistência. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6436
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francinete Pereira Carneiro.pdf734.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.