Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6437
Título: O imaginário nas narrativas orais da menina da serra
Autor(es): Silva, Francisca Pereira da
Palavras-chave: Narrativas
Tradição oral
Memórias
Imaginário Coletivo
Símbolos
Religiosidade popular
Data do documento: 17-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso descreve as ações da pesquisa de campo acerca das narrativas orais sobre a menina da serra, considerada santa no imaginário coletivo da religiosidade popular do sertão da Paraíba. A pesquisa foi de caráter etnográfico, tendo como locus o município de Riacho dos Cavalos-PB. Foram analisados os diversos aspectos simbólicos dos arquétipos encontrados nas narrativas orais sobre a menina da serra considerando as linguagens presentes nas devoções populares dos moradores entrevistados, na tecitura de seu imaginário coletivo. O estudo procurou entender o universo simbólico que constitui o arquétipo de santidade da menina da serra, segundo o contexto cultural, social e religioso dessa comunidade. As narrativas da religiosidade popular resistem ao tempo através da oralidade e da memória coletiva do povo que cria e transmite esses textos ao longo de gerações.
Descrição: SILVA, F. P. da. O imaginário nas narrativas orais da menina da serra. 2014. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6437
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Pereira da Silva.pdf2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.