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dc.contributor.authorAraújo, Géssica Diuany-
dc.date.accessioned2014-12-17T10:30:31Z-
dc.date.available2014-12-17T10:30:31Z-
dc.date.issued2014-12-17-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6439-
dc.descriptionARAÚJO, G. D. F. de. O perfil do professor em charges: construções de esteriótipos. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, a sociedade está diante de constantes mudanças, as quais afetam diretamente a imagem do sujeito. Em vista disso, este trabalho tem por finalidade investigar a construção de estereótipos acerca da profissão docente, se justificando pelo fato de ser relevante debater sobre essa problemática crescente na atual conjuntura social. Para tanto, como se trata de uma pesquisa bibliográfica, de cunho analítico, tendo em vista uma melhor compreensão sobre a representação do professor na atualidade, utilizamos um gênero textual particular, a charge, considerada uma ferramenta midiática humorística, mas que carrega implicitamente sua temática realista de modo crítico. Logo, tornou-se necessário desenvolver a pesquisa debatendo acerca das essenciais considerações teóricas de Aranha (2006), Arroyo (2000), Azevedo (1963), Bauman (2005), Esteve (1995), Freire (1996), Hall (2005), dentre outros estudos que auxiliaram significativamente para a realização deste trabalho. Com base nesses teóricos, constatamos que, de acordo com as mudanças ao longo do tempo, a identidade também se altera, manifestando outras imagens no sujeito social, que em relação ao profissional docente, apresenta essa instabilidade em seu perfil identitário devido a outras transformações sociais. Portanto, analisamos que a classe docente da atual conjuntura social é caracterizada, segundo a divulgação das charges, como um sujeito cuja imagem está intensamente fragilizada, em decorrência da precarização salarial, da desvalorização, das condições insatisfatórias de trabalho, dentre outros fatores que contribuem para essa representação decadente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Marcos Rosendo de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.subjectEsteriótipos inferiorizadospt_BR
dc.subjectChargespt_BR
dc.titleO perfil do professor em charges: construções de esteriótipospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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