Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/644
Título: Análise dos conhecimentos sobre dislexia dos professores do Fundamental I do município de Campina Grande e de cinco cidades do sertão paraibano
Autor(es): Correia, Ana Carolina Alves de Freitas
Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem
Dislexia
Relação professor-aluno
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: A dislexia é um transtorno da leitura, portanto, um déficit linguístico que dificulta a aprendizagem de leitura, escrita, soletração e decodificação das palavras. Estima-se que entre 10 a 17% da população escolar brasileira apresentem este tipo de dificuldade. Possui os fatores genéticos como principal causa e é uma das responsáveis pelo fracasso escolar, trazendo conseqüências na área social, afetiva e cognitiva do educando. Nesse sentido, o quanto antes à criança disléxica for identificada, diagnosticada e intervinda, mais condições de superação ela terá. Sendo assim, torna-se relevante avaliar a percepção que os educadores possuem com relação a esse distúrbio tão recorrente que é a Dislexia e fornecer informações necessárias para um melhor conhecimento a respeito deste tema, suas manifestações e diferentes maneiras de se trabalhar com estas crianças. Este estudo foi realizado em cinco escolas municipais da cidade de Campina Grande – PB e em um curso de aperfeiçoamento oferecido para as cidades do Sertão da Paraíba. A amostra foi composta por 108 professores, sendo 54 de Campina Grande e os outros 54 de diferentes cidades do Sertão, onde os mesmo foram submetidos a aplicação de um questionário objetivo e convidados a participarem de uma palestra nas dependências da escola. Os resultados apresentados apontam uma discrepância entre as respostas obtidas nas cidades do Sertão e na cidade de Campina Grande, entretanto apesar das divergências obtidas, principalmente nas questões 3, 4, 6 e 7, ambos os grupos de modo geral apresentaram percepções semelhantes com relação ao ensino aos portadores da Dislexia. Quanto à palestra, houve uma grande interação entre os professores e os pesquisadores do trabalho em questão, tornando-se assim um espaço para discussões referente à temática abordada e esclarecimento de dúvidas que os mesmos possuíam. Como essa pesquisa não é conclusiva ainda se permite mais estudos na área das Dificuldades de Aprendizagem e em especial a Dislexia.
Descrição: CORREIA, A. C. A. de F. Análise dos conhecimentos sobre dislexia dos professores do Fundamental I do município de Campina Grande e de cinco cidades do sertão paraibano. 2012. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/644
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina Alves de Freitas Correia.pdfAna Carolina Alves de Freitas Correia846.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.