Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlencar, Erlane Mary Almeida de-
dc.date.accessioned2014-12-17T10:30:52Z-
dc.date.available2014-12-17T10:30:52Z-
dc.date.issued2014-12-17-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6441-
dc.descriptionALENCAR, E. M. A. de. O currículo em tempos de inclusão. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA efetivação do princípio democrático de educação para todos e o sucesso da escolarização dependem do valor que a sociedade atribui aos direitos humanos, do lugar que a educação ocupa na dinâmica social e do papel que desempenha para o desenvolvimento humano. Nessa perspectiva, para que seja possível a expansão das oportunidades educacionais são necessárias mudanças em algumas questões no âmbito educacional, estando presentes neste contexto a educação inclusiva e a educação especial que precisam ser reconhecidas e valorizadas como possibilidades de desenvolvimento para todos. Para aprofundar esta discussão, surge o interesse em realizar esta pesquisa onde se pretendeu entender as prescrições normativas que contemplam a discussão sobre currículo, as propostas concernentes à educação especial na perspectiva da educação inclusiva dentro do Novo Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024) e verificar as políticas de formação de professores direcionadas aos alunos portadores de necessidades especiais e/ou com deficiências. Como recursos metodológicos, a pesquisa bibliográfica com base nos seguintes autores: Silva (1996), Sacristán (1999), Gonzalez (2002), Mantoan (2001; 2006), para as discussões sobre currículo. Parolin (2006), Pacheco (2007), Marques (2009), Santos (2010) entre outros, para as discussões sobre inclusão e educação inclusiva. Através deste estudo, pudemos inferir que o currículo não deve priorizar apenas os conteúdos teóricos, mas também a formação do indivíduo enquanto ser social e cultural, respeitando sua diversidade e incluindo aqueles historicamente excluídos do processo educacional e social. As discussões nos levaram a concluir que o acolhimento às diferenças e aos diferentes no ambiente escolar requer, para tanto, envolvimento de todos os segmentos da sociedade, particularmente no tocante ao cumprimento das políticas públicas construídas, compromisso dos poderes públicos estaduais e municipais, gestores escolares e, por fim, a incorporação destas ações no fazer pedagógico do professor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Benedita Ferreira Arnaudpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação espacialpt_BR
dc.subjectPolíticas de inclusãopt_BR
dc.titleO currículo em tempos de inclusãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erlane Mary Almeida de Alencar.pdf651.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.