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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6441
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alencar, Erlane Mary Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-17T10:30:52Z | - |
dc.date.available | 2014-12-17T10:30:52Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6441 | - |
dc.description | ALENCAR, E. M. A. de. O currículo em tempos de inclusão. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A efetivação do princípio democrático de educação para todos e o sucesso da escolarização dependem do valor que a sociedade atribui aos direitos humanos, do lugar que a educação ocupa na dinâmica social e do papel que desempenha para o desenvolvimento humano. Nessa perspectiva, para que seja possível a expansão das oportunidades educacionais são necessárias mudanças em algumas questões no âmbito educacional, estando presentes neste contexto a educação inclusiva e a educação especial que precisam ser reconhecidas e valorizadas como possibilidades de desenvolvimento para todos. Para aprofundar esta discussão, surge o interesse em realizar esta pesquisa onde se pretendeu entender as prescrições normativas que contemplam a discussão sobre currículo, as propostas concernentes à educação especial na perspectiva da educação inclusiva dentro do Novo Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024) e verificar as políticas de formação de professores direcionadas aos alunos portadores de necessidades especiais e/ou com deficiências. Como recursos metodológicos, a pesquisa bibliográfica com base nos seguintes autores: Silva (1996), Sacristán (1999), Gonzalez (2002), Mantoan (2001; 2006), para as discussões sobre currículo. Parolin (2006), Pacheco (2007), Marques (2009), Santos (2010) entre outros, para as discussões sobre inclusão e educação inclusiva. Através deste estudo, pudemos inferir que o currículo não deve priorizar apenas os conteúdos teóricos, mas também a formação do indivíduo enquanto ser social e cultural, respeitando sua diversidade e incluindo aqueles historicamente excluídos do processo educacional e social. As discussões nos levaram a concluir que o acolhimento às diferenças e aos diferentes no ambiente escolar requer, para tanto, envolvimento de todos os segmentos da sociedade, particularmente no tocante ao cumprimento das políticas públicas construídas, compromisso dos poderes públicos estaduais e municipais, gestores escolares e, por fim, a incorporação destas ações no fazer pedagógico do professor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Benedita Ferreira Arnaud | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação espacial | pt_BR |
dc.subject | Políticas de inclusão | pt_BR |
dc.title | O currículo em tempos de inclusão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
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