Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6447
Título: Sexualidade feminina no século XIX: o caso de histerismo representado no romance "A Carne" de Júlio Ribeiro
Autor(es): Silva, Maria Edina Alves da
Palavras-chave: Histerismo
Sexualidade
Imagem feminina
Data do documento: 17-Dez-2014
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é analisar a sexualidade e o histerismo feminino representados na obra“A Carne” de Júlio Ribeiro,o qual se fundamentou nas temáticas da época como sexualidade, divórcio, histeria e o novo papel da mulher. O autor provocou várias polêmicas, devido o comportamento ousado da personagem Lenita por mostrar a luta entre as reações histéricas com a mente. Por ser um romance naturalista, mostra a realidade e a transformação da sociedade brasileira em detalhes minuciosos. De forma crítica, o autor descreveuma visão ampla e realda sociedade no século XIX, influenciada pelo modelo patriarcal, e construindoa imagem feminina como um ser frágil e submisso ao sexo oposto. Nesse sentido, fica evidente a soberania masculina, os quais eram considerados seres pensantes e chefe da família. Este trabalho foi realizado com base em um aporte metodológico, de cunho bibliográfico, especialmente centrado nas concepções de: Engel (2004), Soihet(1997), Alves&Pitanguy (1985), Moraes (1971), Candido & Castello (1985), Verona(2008), dentre outros.A análise do romance revela que o autor demonstrou ousadia em discutir temas considerados proibidos em uma época que se conservava a mulher como sagrada, induzindo para discussões sobre gênero, sexualidade e histeria e a quebra de preconceitos.
Descrição: SILVA, M. E. A. da. Sexualidade feminina no século XIX: o caso de histerismo representado no romance "A Carne" de Júlio Ribeiro. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6447
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Edina Alves da Silva.pdf610.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.