Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6450
Título: Lei de acesso à informação: um estudo da aderência nos municípios paraibanos
Autor(es): Jacobino, Nilberto Freitas
Palavras-chave: Transparência
Acesso à informação
Controle social
Lei de acesso à informação
Data do documento: 18-Dez-2014
Resumo: Em um estado democrático de direito, é dever do Estado e uma garantia do cidadão ter acesso às informações públicas. Somente de posse dessas informações é possível verificar se os recursos da sociedade estão produzindo benefícios à coletividade quando utilizados pela administração pública. A Lei de responsabilidade fiscal é um marco para transparência, pois obriga a divulgação das metas fiscais. A Lei de Acesso à Informação vem consolidar esse princípio, quando abre os arquivos da administração pública e permite que seja qual for o cidadão tenha acesso a qualquer documento. Dito isto, a discussão principal deste artigo gira em torno do cumprimento da Lei 12.527/2011, posta aqui em prática quando da submissão de pedido de informação a todas as prefeituras do Estado da Paraíba, identificando se os entes públicos estão cumprindo sua obrigação de prestar contas à sociedade. Os pedidos de informação, na forma de um questionário, foram encaminhados de forma eletrônica e/ou por correspondência. Foi realizado um estreito acompanhamento quanto aos protocolos de recebimento, bem como o seu atendimento que deveria ocorrer no prazo estipulado em lei. Ao final concluiu-se que a imensa maioria não atendeu aos pedidos, condição essencial para que o cidadão possa exercer efetivamente uma fiscalização através do controle social.
Descrição: JACOBINO, N. F. Lei de acesso à informação: um estudo da aderência nos municípios paraibanos. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6450
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nilberto Freitas Jacobino.pdfNilberto Freitas Jacobino677.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.