Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6463
Título: O orçamento público como instrumento do exercício da cidadania: o caso do município de Fagundes - PB
Autor(es): Pachu, Alanna Dantas
Palavras-chave: Orçamento participativo
Política pública
Cidadania
Data do documento: 18-Dez-2014
Resumo: O orçamento participativo implica o processo de uma ação democrática empreendida como forma de socializar informações acerca do planejamento orçamentário, peça obrigatória nas administrações públicas, cujo objetivo visa socializar conhecimentos e busca compreender as concepções de administração democrática próprios da modernidade e resultante de um processo reivindicatório da sociedade civil organizada na perspectiva de promover a cidadania na sociedade o interesse pelo acompanhamento e ordenação das políticas públicas. O presente estudo busca analisar a forma como o orçamento participativo é realizado na cidade de Fagundes - PB, que historicamente viveu processos administrativos tradicionais e com resquícios da política dos coronéis que impedia a participação da sociedade na tomada das decisões, o que provoca até os dias atuais a falta de interesse da população em discutir seus problemas e encaminhar propostas de mudanças. Nesse sentido, o presente trabalho tenta ainda, compreender o processo de implantação do Orçamento Público na cidade de Fagundes - PB, ao mesmo tempo em que analisa como membros da comunidade compreendem esse processo político e de que forma participam da construção da peça orçamentária. A metodologia empregada neste estudo possui um caráter descritivo, exploratório e qualitativo, com a aplicação de questionário. Como resultado, obteve-se uma explanação geral da implantação do orçamento participativo em Fagundes - PB e seus principais entraves e desafios. Conclui-se assim, que a implantação do instrumento orçamento participativo em Fagundes - PB aumenta a democracia local, a voz do povo e semeia atitudes de melhoria na gestão pública municipal.
Descrição: PACHU, A. D. O orçamento público como instrumento do exercício da cidadania: o caso do município de Fagundes - PB. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6463
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alanna Dantas Pachu.pdfAlanna Dantas Pachu433.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.