Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6480
Título: Dificuldades da aprendizagem: a leitura e a escrita dos educandos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Gama e Melo - PB
Autor(es): Santos, Ilda Rosa dos
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Dificuldade de aprendizagem
Data do documento: 19-Dez-2014
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise das dificuldades da aprendizagem da leitura e da escrita dos educandos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Gama e Melo – PB, para tanto realizamos uma revisão bibliográfica sobre a História da Educação e as políticas públicas para a educação brasileira, para identificar o processo educacional em que nós estamos inseridos. Os movimentos da Educação Nova em 1932, o Regime Militar, as Leis, planos, propostas e diretrizes educacionais foram importantíssimos para o desenvolvimento educacionais e suas dificuldades em chegar à população mais carente. Realizamos um estudo sobre os conceitos de leitura e escrita e o processo de aprendizagem, com o objetivo de identificar as dificuldades de aprendizagem mais comuns no campo de estudo. Identificamos a escola e principalmente a turma em questão, considerando que é necessário entender que o processo de aquisição da leitura e escrita é construído através da evolução de cada criança, sendo ao mesmo tempo individual e coletivo, e é preciso que haja uma reestruturação interna na escola. Como base para nossa análise utilizados os instrumentos de avaliação do PNAIC aplicado com as mesmas questões para todos os alunos do 1º, 2º e 3º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental da Escola Gama e Melo.
Descrição: SANTOS, Ilda Rosa dos. Dificuldades da aprendizagem: a leitura e a escrita dos educandos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Gama e Melo - PB. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6480
ISSN: CDD 372.4
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ilda Rosa dos Santos.pdfPDF - Ilda Rosa dos Santos533.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.