Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6485
Título: Elaboração de regras e normas no cotidiano escolar: representações e recepções do corpo discente e suas artes de fazer
Autor(es): Gertrudes, Rejanira Alves
Palavras-chave: Educação
Regra escolar
Cotidiano escolar
Data do documento: 19-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho destina-se a analisar como as regras escolares são elaboradas, mostrando especificadamente, como os discentes convivem nesse cotidiano com as limitações que lhes são impostas. Para o desenvolvimento desse estudo, abordam-se as continuidades e descontinuidades das construções históricas das regras e do cotidiano escolar. Para refletir sobre essa problemática, se tomará como campo de estudo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisca Martiniano da Rocha, situada no município de Lagoa Seca, estado da Paraíba, o estudo de caso se delineará como pesquisa etnográfica. Desta forma, o estudo foi pautado nas contribuições teóricas de Michel de Certeau (1998) a fim de dialogar como são perceptíveis as artes de fazer dos sujeitos, atenuando para as resistências implícitas e explícitas através de astúcias cotidianas, analisando dessa forma os consumos. Com Tomas Tadeu da Silva (1999) atentou-se às imagens multifacetárias do currículo;Diana Milstein & Héctor Mendes (2010) situaram, no que concerne ao cotidiano escolar, a partir de uma pesquisa etnográfica, que mostra como o processo de ensino aprendizagem está relacionado à presença do corpo no cenário educacional - simbólico e físico. Ademais, estudar Stuart Hall (2013), auxiliou a pensar a construção das identidades dos sujeitos modernos. Logo, o presente trabalho problematiza o cotidiano escolar como um todo, percebendo as experiências cotidianas através das entrevistas e depoimentos, além de documentos internos da instituição.
Descrição: GERTRUDES, Rejanira Alves. Elaboração de regras e normas no cotidiano escolar: representações e recepções do corpo discente e suas artes de fazer. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6485
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rejanira Alves Gertrudes.pdfPDF - Rejanira Alves Gertrudes720.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.