Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6495
Título: Contando histórias: treinando o imaginário de crianças do Maternal I
Autor(es): Santos, Jamira Rocha dos
Palavras-chave: Leitura
Contação de História
Literatura Infantil
Desenvolvimento da Criança
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: A presente pesquisa intitulada “Contando histórias: treinando o imaginário de crianças do maternal I”, tem como objetivo despertar nos educadores o interesse pela literatura infantil, de modo a auxiliar as crianças a resolverem seus problemas sentimentais e sociais, bem como, desenvolver o gosto pela leitura. A nossa intenção com o referido tema, não se deu ao acaso, mas, por considerarmos que por meio de historias, contadas e cantadas em sala de aula, as crianças podem aprender a conhecer e conviver melhor com os acontecimentos relacionados à sua idade, podem se relacionar melhor com os colegas, podem explorar sentimentos como: alegria, tristeza, medo, prazer, entre outros. Além do mais, por ser uma motivação para adentrar no mundo da leitura, colabora efetivamente no seu processo de alfabetização. No encalce desse objetivo caminhamos através da pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa ação, tendo como referencial Trivinos, 2008 e Thiollent, 1986. Para melhor desenvolvermos a nossa pesquisa buscamos nos fundamentar em estudiosos no assunto como, Aurora Ferreira 2007, Eliane Debus 2006, Elias José 2007, Fanny Abramovich 1996, entre outros, os quais nos fizeram compreender que nós professores, podemos estimular as crianças a aprenderem e apreenderem o conteúdo mediado através da contação de história. Enfim, a pesquisa nos proporcionou levar a criança a entender a leitura como forma instigante e prazerosa de ver o mundo, podendo então posicionar-se como um ser atuante e como sujeito de direitos e deveres.
Descrição: Santos, J. R. dos. Contando histórias: treinando o imaginário de crianças do Maternal I. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6495
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jamira Rocha dos Santos.pdfJamira Rocha dos Santos8.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.