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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6500
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo, Patrícia Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-22T11:39:20Z | - |
dc.date.available | 2014-12-22T11:39:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 616.858 9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6500 | - |
dc.description | Araújo, P. P. A hiperatividade na escola: uma análise dos discursos dos educadores sobre o TDAH. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o grande número de casos, diagnosticados do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) que vem se intensificando ano após ano, os estudos e as discussões acerca do assunto também vêm crescendo. Os problemas relacionados com a falta de atenção, a hiperatividade e a impulsividade atingem cerca de 3% a 5% das crianças, sendo, na sua maioria, meninos com idade entre 6 a 16 anos, podendo tais dificuldades permanecerem na vida adulta. Atualmente, o TDAH pode ser explicado e diagnosticado com mais precisão do que antigamente. Tal transtorno interfere na habilidade de manter a atenção, principalmente nas atividades que requerem concentração no controle das emoções, pois as crianças com TDAH não conseguem reagir em determinadas situações. O presente artigo tem como objetivo analisar os discursos dos educadores sobre o TDAH na escola. Para tanto, procedeu-se uma revisão da literatura para delinear o saber docente sobre o TDAH, bem como foi aplicado como instrumento de coleta de dados um questionário com educadores de uma escola pública e uma escola privada. Baseada em estudos de Benczik & Rohde (1999), Machado (2002), Araújo (2010), Barkley (2002), Ciasca (2003), dentre outros, a pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório, ressalta a necessidade de um maior investimento na formação docente para que o educador, no dia-a-dia em sala de aula, seja um mediador dos processos de aprendizagem e para que tais crianças possam enfrentar suas dificuldades, obtendo êxito no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH | pt_BR |
dc.subject | Educador | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | A hiperatividade na escola: uma análise dos discursos dos educadores sobre o TDAH | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Patrícia Pereira Araújo.pdf | Patrícia Pereira Araújo | 5.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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